OS SABERES DOCENTES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
Esta pesquisa tem como tema os saberes docentes e a formação de professores visando a responder quais os desafios da licenciatura na formação docente e qual a relação existente entre a formação de professores e os saberes indispensáveis à docência? O objetivo foi identificar como se dá a construção da identidade profissional e dos saberes necessários à docência na formação de professores frente aos desafios enfrentados pelos cursos de licenciatura. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa embasada em teóricos da área de formação de professores que permitiu, por meio dos estudos realizados, identificar que falta políticas públicas para os cursos de licenciaturas que passam por desafios tanto institucionais como curriculares e que a realidade destas primeiras décadas do século XXI não difere muita das anteriores quando, ainda, usava-se pouco, ou não se usava as tecnologias digitais. Verificou-se que os docentes constroem e reconstroem os seus conhecimentos de acordo com as necessidades cotidianas da profissão e por meio das suas experiências e das suas práticas profissionais, construindo a sua identidade profissional na leitura crítica que se faz da profissão, a partir das realidades sociais e culturais em que se vivem. Urgem medidas, como políticas públicas e adequação dos cursos de formação de professores para oportunizar uma formação com boa base teórica e que possibilite ao docente em formação a construção de uma postura crítica e reflexiva frente a sua própria prática e aos problemas da educação, que caracteriza o professor pesquisador.Downloads
Publicado
2015-06-02
Edição
Seção
Artigos