2014: Anais do IV Congresso de educação - Câmpus de Iporá

O IV Congresso de Educação da UEG de Iporá, V Seminário de Estágio Supervisionado, II Encontro PIBID tem o objetivo de propiciar a reflexão acerca dos novos paradigmas do ensino engendrados na universidade e nas escolas do ensino básico nessas duas primeiras décadas do século XXI. O evento tem por tema os NOVOS PARADIGMAS DE ENSINO: ADAPTAÇÕES CURRICULARES E O DIREITO AO SABER. Realizaremos uma discussão com a comunidade acadêmica constituída por professores e acadêmicos dos Cursos de Licenciatura de Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras e Matemática, os profissionais da educação que atuam nas redes de educação básica e egressos que ainda não conseguiram adentrar no mercado de trabalho educacional.
Nossa meta é refletir sobre qual a formação oferecida pela universidade, no sentido de garantir o ensino público, gratuito e de qualidade, atendendo sobretudo a dinâmica da sociedade contemporânea e aos anseios daqueles que historicamente já foram excluídos do direito ao conhecimento. Assim, o avanço das tecnologias educacionais, a presença efetiva de alunos com deficiências; a diminuição dos espaços para a realização estágio; o descaso do Estado no incentivo à licenciatura; o avanço dos cursos superiores, presencias e não presenciais, em instituições privadas e, por consequência, a baixa demanda para o ingresso nos cursos de formação de professores justificam a temática deste evento, o qual sugere temas provocativos sobre a formação docente, sobre o papel da Universidade e do Estado na preparação dos futuros educadores e profissionais da educação para as questões da diversidade e da valorização da profissão no âmbito regional.
O envolvimento de todo o corpo docente da UEG de Iporá e dos professores das redes de ensino básico é também um desafio que esta proposta busca superar. Pretendemos assim ampliar o debate e a construção de uma ideia única de universidade como espaço de saberes diferentes, que se complementam e se apoiam na busca de um mesmo objetivo: a produção do saber a partir do estímulo à autonomia intelectual.
Paula Junqueira da Silva Rezende