O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: UM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA QUE PROPORCIONA EXPERIÊNCIAS PARA A FUTURA ATUAÇÃO DOCENTE
Resumo
O presente trabalho descreve as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado I realizado em escolas de Iporá-GO, com as turmas do Ensino Fundamental e Médio. Um dos objetivos do estágio é a formação docente, pois a inserção do estagiário na escola permite a troca de experiências e conhecimento intenso de toda a comunidade escolar. Para se atingir esse objetivo, a proposta foi desenvolver um estudo dos documentos que regem a escola, e posteriormente, o acompanhamento das aulas com o professor regente por meio de monitoria, para finalmente desenvolver oficinas escolhidas pela equipe gestora da escola. A análise dos documentos da escola como: o PPP – Projeto Político Pedagógico, Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás e Regimento Escolar, foi necessário para a compreensão do sistema educacional. A monitoria e oficinas levaram os estagiários à vivência da profissão docente antes mesmo da formação, o que ajuda bastante sobre a decisão de seguir a profissão. O estágio permitiu refletir sobre a integração da teoria e prática, para o desenvolvimento de projetos, oficinas, construção de atividades lúdicas, que ajudam no processo de ensino-aprendizagem. Assim, o Estágio Supervisionado I possibilitou um conjunto de aspectos que são importantes para o crescimento do estagiário, como: domínio de conteúdos para ministrar uma boa aula, compromisso com a profissão, interação com a comunidade escolar e, sobretudo ética com os alunos e profissionais. Assim, é indispensável o estágio na formação docente, pois ao vivenciar o cotidiano escolar aprende-se com os alunos, professores e toda a equipe da escola, mas também se transfere os conhecimentos. Como diz Cora Coralina “feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.Downloads
Publicado
2015-06-02
Edição
Seção
Artigos