O ENSINO DE GEOGRAFIA-UM OLHAR DOS PROFESSORES SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II: ANÁLISE DE ESCOLA ESTADUAL, NO INTERIOR DE GOIÁS
Resumo
O presente trabalho tem como tema, um estudo dos docentes de Geografia de um Colégio Estadual em uma cidade do interior de Goiás, ressaltando as propostas para enfrentar os desafios diários encontrados em sala de aula. Nasceram, assim, as seguintes perguntas: As novas metodologias de ensino têm chamado mais a atenção dos alunos para as aulas de Geografia? E o diálogo entre professor e aluno, tem influência positiva no ensino/aprendizagem? A escola escolhida para esta pesquisa foi da rede estadual de ensino, sendo a única que trabalha com o Ensino Fundamental II, na cidade. O objetivo da pesquisa foi verificar as práticas didáticas pedagógicas mais utilizadas e propor alternativas capazes de direcionar caminhos para enfrentar os novos desafios. A metodologia empregada foi a análise do plano de ensino, visando o estudo das metodologias que são utilizadas pelos professores, análise de documentos oficiais e entrevistas com os docentes por meio de questionários. Concluída as análises, pode-se dizer que os docentes têm buscado novas metodologias para trabalhar a Geografia, mesmo não sendo com muita frequência, no entanto encontram vários obstáculos ao ministrar suas aulas, pois na maioria das vezes os alunos não demonstram interesse pela disciplina.Downloads
Publicado
2015-06-02
Edição
Seção
Artigos