TRABALHO DE CAMPO E APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS E PRÁTICA DE ENSINO DO SUBPROJETO DE PIBID DE GEOGRAFIA DA UEG DE IPORÁ
Resumo
A experiência como bolsistas no Colégio Estadual de Aplicação de Tempo Integral em Iporá/GO permitiu o contato direto com a sala de aula, antecipando a responsabilidade de atuar como auxiliares das professoras regentes das turmas, a oportunidade de conhecer o ambiente escolar e participar no planejamento de projetos intervencionistas que estão presentes no subprojeto. Como desdobramento das ações do subprojeto PIBID de Geografia destacamos a realização da “VISITA AO LIXÃO: UM ESTUDO DIVERSIFICADO PARA COMPREENDER AS MODIFICAÇÕES DO ESPAÇO EM QUE VIVEMOS” em que os alunos do 6° ano (turmas A e B) do período matutino participaram e refletiram sobre a problemática do mau acondicionamento lixo urbano, que afeta a vida de milhares de pessoas. A metodologia principal se baseou na aula de campo fora do ambiente escolar, nas adjacências do núcleo urbano. Durante o percurso até o Lixão da cidade de Iporá os alunos foram estimulados a observarem a paisagem e a identificarem as diferentes formas de uso e ocupação do solo, a consequência da ação humana irregular sob o meio, destacando a fitofisionomia do Cerrado, bioma típico do estado de Goiás.Downloads
Publicado
2015-06-02
Edição
Seção
Artigos