OUTROS OLHARES SOBRE A PAISAGEM GEOGRÁFICA ESCOLAR: COMO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO CONTRIBUIU PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E PARA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS CAMPO
Resumo
Esse artigo tem como objetivo apresentar as contribuições que o Estágio Supervisionado do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás, Campus Iporá, trouxe no decorrer dos anos de 2013 e 2014. O Estágio proporcionou experiências que ajudaram na aprendizagem dos acadêmicos e a presença dos estagiários melhorou a aquisição do conhecimento dos alunos das escolas campo. Outro objetivo é relembrar o que aconteceu nas primeiras experiências do estágio na primeira fase no período da observação e semirregência, quando aconteceram os primeiros contatos com as escolas, estabelecendo a relação da teoria adquirida em sala de aula na Universidade, com a prática diária dos professores, proporcionando, deste modo, enxergar um novo caminho que contribuísse com a escola a partir das observações e elaborar estratégias que auxiliassem na segunda fase do estágio, período em que executaram a regência. Experiências adquiridas e métodos inovadores na execução das aulas serviram para que os alunos das escolas campo tivessem um novo jeito de aprender de forma dinâmica e participativa nas aulas ministradas pelos estagiários. Visto isso, pode-se dizer que o professor, principalmente de geografia, precisa superar suas expectativas sendo competentes em suas áreas, para que possam ensinar seus alunos a serem pessoas críticas e construtoras de seus próprios ideais diante da sociedade.Downloads
Publicado
2015-06-02
Edição
Seção
Artigos