REFLEXÕES SOBRE A LEITURA NA ESCOLA: AS PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DO LEITOR NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E AS CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO NACIONAL

Autores

  • Andressa Cristina de Jesus
  • Ivanir da Costa Alves

Resumo

Essa pesquisa tem por objetivo mostrar a importância da formação do leitor no Ensino Fundamental evidenciando as contribuições que isso acarreta na aprendizagem crítica no decorrer da formação educacional do indivíduo. Sendo assim, o trabalho com a leitura deve ter papel de destaque desenvolvendo práticas com diversidade textual para formar leitores e produtores competentes, que possam atribuir sentido ao que leem e agir socialmente por meio da linguagem. Acerca da leitura, recorre-se aos estudos e ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), para conferir o que se espera dos alunos da primeira fase do Ensino Fundamental. Sendo assim pode-se dizer que é uma pesquisa qualitativa embasada em teóricos como Souza (2004), Marcuschi (2008), Solé (1998) Nunes (1998), Bamberger (1988) dentre outros; e também quantitativa tendo em vista a análise do banco de dados oficiais do INEP no portal do IDEB e os resultados da proficiência de Língua Portuguesa avaliados pela da Prova Brasil.

Downloads

Publicado

2015-06-02