A FORMAÇÃO DISCURSIVA DA AVALIAÇÃO: Instauração de um imaginário sobre o sujeito professor universitário

Autores

  • Noé Cândido Magalhães
  • Cleuza Peres Santana de Paiva
  • Natália Leão Prudente
  • Maiele Sousa Silva Lima
  • Antoniel Guimarães Tavares Silva
  • Cleisa Coelho Maria Braga

Resumo

O presente artigo almeja analisar a Formação Discursiva da Avaliação para fundar um imaginário sobre o sujeito professor universitário valendo, para isso, da noção de “descrição dos acontecimentos discursivos” de Michel Foucault. Para tanto, fez-se uma discussão sobre os pressupostos teóricos em Foucault e Santos, acerca da noção de discurso e de imaginário e em Hoffmann e Luckesi acerca dos processos avaliativos. Nota-se que o sujeito professor é constituído a partir da sua relação com o sujeito aluno em um jogo de construção de duas identidades antagônicas que fazem com que os objetos existentes na Formação Discursiva da Avaliação tenha distintas instaurações de sentidos.

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Publicado

2015-06-02