CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONTEÚDOS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Resumo
Esse trabalho traz como título contextualização de conteúdos como instrumento de aprendizagem e busca responder a pergunta: O que significa e como se dá a contextualização dos conteúdos de matemática na sala de aula? O objetivo é evidenciar, a partir das experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado de Matemática, na escola campo, indícios de práticas docentes que possam favorecer a formação de futuros professores do Curso de Licenciatura em Matemática. Durante a pesquisa, por meio da observação direta da metodologia de ensino utilizada pelos professores parceiros da escola campo buscou-se identificar nas atividades de sala de aula aquelas que pudessem caracterizar-se como contextualizadas e diagnosticar como isso ocorre. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa com embasamento teórico em D’Ambrosio (1996), Miranda (2012), Lorenzato (2009), Biembengut e Hein (2007) dentre outros e em documentos como o (PPC) Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática da UEG, Campus Iporá (2014) e (PCN) Parâmetros Curriculares Nacionais (2000). Os instrumentos de coleta de dados foram o diário de bordo do estagiário no qual se registrou os acontecimentos e análises de atividades desenvolvidas na sala de aula. Os resultados mostram que por meio da contextualização o aprendizado dos alunos é maior quando comparado à utilização somente do livro didático, no qual os exercícios são na maioria mecanizados e sem aplicação. A pesquisa foi relevante para o ensino de matemática, visto que a contextualização de conteúdos pode ser uma saída para despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos dessa disciplina.Downloads
Publicado
2015-12-01
Edição
Seção
Artigos