AVALIAÇÃO: INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Geraldo Pereira Ramos
  • Claudimary Moreira Silva Oliveira

Resumo

Este trabalho é uma proposta de pesquisa desenvolvida durante o Estágio Supervisionado de Matemática que buscou responder a seguinte pergunta: Quais os instrumentos e tipos de avaliação utilizados pelo professor de matemática da segunda fase do Ensino Fundamental das escolas campo? O objetivo era identificar os tipos de avaliação e os instrumentos avaliativos utilizados em sala de aula pelos professores. Foi uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho interpretativo com embasamento teórico em Luckesi (2008), D`Ambrosio (1996), Gramsci (1979), em documentos como o Projeto de Estágio Supervisionado do curso e Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Foram coletados dados por meio dos instrumentos como o diário de campo do estagiário no qual foram registradas as situações ocorridas durante as aulas de matemática observadas, uma entrevista e análise de documentos da escola campo e as avaliações utilizadas pelos professores parceiros. Os resultados mostram que urge mudanças na forma de avaliar no atual sistema de ensino que ainda conserva a ideia da avaliação como fonte de castigo e de repressão aos alunos. É preciso modificar a forma de avaliar para que a avaliação cumpra o seu papel de servir como caminho de formação para os alunos e reflexo da prática educativa do professor. Para que sirva ao seu objetivo de entender que os alunos possuem ritmos diferentes de aprender e níveis diferentes de aprendizagem. A pesquisa foi relevante porque abordou a avaliação escolar contribuindo para que esta se torne mais efetiva e humana. Contribuiu ainda no processo de formação dos acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática da UEG/Iporá.

Downloads

Publicado

2015-12-01