REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA PERSPECTIVA DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado II do curso de Licenciatura Plena em Matemática em uma escola e um colégio na cidade de Iporá-GO, sendo uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental e outra de 2° ano do Ensino Médio. A presente pesquisa descreve um trabalho de cunho qualitativo, utilizando da regência nas duas unidades de ensino para responder a seguinte problemática: o estágio supervisionado tem possibilitado a formação docente do acadêmico? E o uso de materiais concretos potencializa essa formação? Durante o estágio supervisionado I os acadêmicos têm a oportunidade de compreender tudo o que diz respeito à unidade ensino, como: seu ambiente físico, documento, corpo administrativo, corpo docente, dentre outros aspectos. E no estágio supervisionado II é o momento de colocar em prática durante a regência a teoria adquirida na universidade. Assim, a regência é a etapa em que o acadêmico passa a ter mais contato com a proposta pedagógica da escola básica, visto que é esperado que ele além de observador do âmbito escolar passe para regente da sala de aula. Conclui-se assim que o acadêmico constrói sua trajetória docente pelos estudos teóricos e reflexões na universidade e pelas experiências que teve durante sua permanência na escola campo. E que a utilização do material concreto torna as aulas atrativas para os alunos, além de ser um ótimo método de ensino se usados corretamente pelo professor.Downloads
Publicado
2015-12-01
Edição
Seção
Artigos