O USO DE TECNOLOGIAS POR DOCENTES NO ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS

Autores

  • Loana Francielle Alves Sousa
  • Steffany Santos Rodrigues
  • Flávia Damacena Sousa Silva

Resumo

Ao longo dos anos as escolas inclusivas têm passado por grandes transformações e conscientizações dos docentes que as integram, porém não é o suficiente e há grandes preocupações na educação e preparo para o meio social desses alunos com necessidades educacionais, como despreparo estrutural da escola e falta de formação dos docentes, sendo prejudicial na formação dos alunos com necessidades especiais. Nesse sentido o objetivo deste trabalho foi avaliar se o uso das tecnologias é frequente no ensino aprendizagem de alunos surdos, e quais as problemáticas enfrentadas pelos docentes verificando quais as tecnologias são utilizadas pelos mesmos. Inicialmente foi realizado uma ampla pesquisa bibliográfica, tendo em vista levantar conhecimentos a respeito do tema, posteriormente, foi realizada uma pesquisa com quatro professores de Ciências e Biologia da Rede Pública de Ensino, municipal e estadual, no ano de 2015. O critério de escolha das escolas foi terem alunos surdos matriculados e frequentando as aulas. Todas as escolas estão localizadas na cidade de Iporá, e não serão identificadas no presente trabalho. Como instrumento da coleta de dados utilizou-se de um questionário, aplicado individualmente para cada professor, identificados por (P)1,2,3,4 . Com base nas respostas obtidas pode-se perceber que faltam profissionais especializados na área e inovação em suas aulas, e que os docentes precisam usar dos recursos tecnológicos disponíveis para despertar o interesse de seus alunos.

Downloads

Publicado

2015-12-01