METODOLOGIAS DE ENSINO DE BIOLOGIA NA VISÃO DE DISCENTES E DOCENTES: ENTRE O REAL E O NECESSÁRIO

Autores

  • Wendel Cruvinel Sousa
  • Yasmin Francielly da Silva Barbosa
  • Flávia Damacena Sousa Silva

Resumo

As metodologias de ensino utilizadas por professores de ciências e/ou biologia são de suma importância para o ensino e para a aprendizagem dos alunos tendo em vista que o uso de diferentes metodologias pode despertar nos alunos mais interesse sobre os estudos, disciplina, conteúdos, curiosidade referentes aos conteúdos e até mesmo o interesse em desenvolver pesquisas sobre esta área. Assim, este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento a respeito das práticas de ensino e das concepções dos professores de biologia das escolas de ensino média públicas e privadas da cidade de Iporá, com relação às metodologias utilizadas em sala de aula. Para tanto foi utilizada uma abordagem qualitativa para análise dos dados e como instrumento de coleta de dados utilizou-se o questionário para ser aplicado para os docentes. Como resultado obtivemos relatos metodológicos onde foi possível observar que os professores têm conhecimento sobre as diversas técnicas de ensino porém a mais utilizada são aulas expositivas usando como materiais principais livros didáticos, diálogo, quadro negro, projetor multimídia e som, o que não atende as recomendações feitas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), o qual incentiva o uso diversificado de metodologias de ensino.

Downloads

Publicado

2015-12-01