CARACTERIZAÇÃO DOS TIPOS DE AULAS COM ÊNFASE EM AULAS CAMPO

Autores

  • Paulo Fernandes Roges Souza Silva
  • Ueslene Maria Ferreira Pontes

Resumo

No âmbito escolar o professor dispõe de inúmeros mecanismos (estratégias) que lhe conferem maior eficiência no processo de ensino e aprendizagem, sendo estas descritas no próprio planejamento. Uma das estratégias que podem refletir o sucesso do processo é o tipo de aula empregado, podendo ser aula teórica, expositiva, prática e até combinações que aumentam as possibilidades de aprendizagem e até o interesse dos alunos. Outro tipo de aula é a aula campo, sendo esta ressaltada como envolvente, motivadora e que agrega teoria e prática, mas este tipo de aula encontra várias limitações que podem determinar sua realização, e diante de tais obstáculos fica a cargo do docente encontrar maneiras alternativas para garantir a realização deste tipo de aula. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o nível de informação dos alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Iporá (Goiás) no que diz respeito aos tipos de metodologias de aulas com foco na aula de campo. Foram aplicados questionários nos 6º Ano (B) (25 alunos), 8º Ano (A) (18 alunos) e 9º Ano (A) (19 alunos) e aos professores do Ensino Fundamental (9 professores) explorando as estratégias de aulas, descrevendo as atividades da Aula Campo no Parque Municipal da Cachoeirinha. Os valores quantitativos foram usados para produzir gráficos pelo programa Excel 2007 e as informações qualitativas foram usadas na contextualização. Ficou constatado que as aulas campo assim como os demais tipos de aulas são ferramentas importantes no processo de ensino aprendizado, sendo que este tipo demonstra ser a mais atrativa para os discentes, mas do ponto de vista docente a mesma deve ser um dos vários complementos do quadro de metodologias de ensino.

Downloads

Publicado

2015-12-01