O ENSINO DE HISTÓRIA E SUA RESSIGNIFICAÇÃO NO CONTEXTO ATUAL

Autores

  • Amanda Alves Silva
  • Maria José Lima

Resumo

O presente artigo constitui-se uma exigência para o cumprimento do Estágio Supervisionado da licenciatura em História pela Universidade Estadual de GoiásCampus Iporá. Nas últimas décadas do século XX, o ensino de história passou por mudanças que se encontram atrelado às transformações sociais, abrangendo os setores político, social e educacional. O trabalho se baseia nas observações feitas na Escola Vereador Antônio Laurindo, localizada na cidade de Iporá. A instituição localizada na periferia da cidade recebe alunos do Ensino fundamental primeira e segunda fase. Pensar em uma ressignificação do ensino de história significa pensar não só o processo de formação de professores, mas também na formação continuada dos docentes que devem alicerçar a sua prática em uma didática crítica, reflexiva e interdisciplinar. Substituir práticas tradicionais e conservadoras que persistem em um ensino que visa à reprodução dos conteúdos expressos no livro didático é urgente e imprescindível. Se a sociedade está em constante mudança e a História é uma construção social feita a partir das ações humanas, constata-se que o ensino de história necessita ser embasado nas transformações não só teóricas, mas inclusive com práticas ressignificadas nos contextos aos quais se inserem. Nesse sentido como embasamento teórico o presente trabalho utiliza-se dos autores, Freire (2000), Fonsceca (2009), Fazenda (1999), Pimenta (2002), Bittencourt (2011) e Abreu e Soihet (2003).

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Publicado

2015-12-01