ESTUDO DA PAISAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: A JARDINAGEM, A HORTA ESCOLAR E TRABALHO DE CAMPO COMO INSTRUMENTOS DE ENSINO
Resumo
O presente texto visa apresentar reflexões acerca das contribuições do PIBID de Geografia, tanto para a escola campo quanto para os professores iniciantes, a partir do desenvolvimento das seguintes ações: Projeto de Jardinagem Minha Escola Meu Jardim, o Projeto Horta Escolar e I Pedalando com o Colégio Aplicação/Geopedalada no dia 11 de setembro de 2015, Dia Nacional do Cerrado. No conjunto das ações do subprojeto o foco dos bolsistas é de desenvolver ações que valorizem o espaço geográfico e paisagem e que tenham a oportunidade pensar, sob a experiência da supervisora e orientação da coordenadora de área metodologias de ensino que promovam reflexões sobre a importância de tomadas de atitudes para a conquista de uma melhora qualidade de vida dos sujeitos. As ações em questão tiveram como ponto de partida a compreensão das categorias de análise para o ensino de Geografia, em destaque o da paisagem, enfatizando a educação ambiental - EA no ensino escolar a partir de atitudes sustentáveis para valorizar o espaço vivido. Os dois primeiros trabalhos envolveram especificamente os alunos das séries inicias do ensino fundamental – 1º ao 5º anos – e paulatinamente vem conquistando o interesse do alunado e dos docentes na reconstrução da paisagem escolar. A terceira ação contou ISSN: 2238-8451 543 com a participação de todas as turmas de 6º ao 9º ano do Colégio Estadual de Aplicação de tempo Integral de Iporá. Referenciados pelos Autores Castrogiovanni (2005), Corrêa (2007), Cavalcanti (2013) e Pires e Alves (2013), Sauvé ( 2005) entre outros foi possível aliar teoria e prática sobre a importância do uso de categorias de análises no ensino de Geografia, bem como preparar os pibidianos para a discussão transversal no processo de ensino e aprendizagem.Downloads
Publicado
2015-12-01
Edição
Seção
Artigos