EDUCAÇÃO ESPECIAL PÓS DÉCADA DE 90 DO SÉCULO XX NO BRASIL
Resumo
Este trabalho aborda as políticas educacionais que regem a Educação Especial pós década de 90 do século XX no Brasil. Para tanto, utilizamos a metodologia de natureza qualitativa de Bauer e Gaskell, bem como a coleta de dados da análise de conteúdo, por meio de documentos resultados de conferências e encontros mundiais. Nesse sentido, esse artigo se justifica por querer contribuir com as discussões acadêmicas, sobre as políticas educacionais para a inclusão, entendendo que a troca de conhecimento é necessária a efetivação de uma sociedade inclusiva. Diante disso, é que procuramos, entender por que a educação especial para se efetivar como modalidade de educação inclusiva no contexto neoliberal? Além disso, nosso objetivo é dialogar com teóricos que discutem as políticas de cunho neoliberal, como Maroneze e Lara, Morin, Jimenez, Rabelo e Segundo, além dos documentos como Leis, Diretrizes e Decretos que regem os direitos de todos os brasileiros a educação em ambiente de socialização, como as instituições de ensino de todos os níveis. Os resultados alcançados nesta análise apresentam um contexto em que as sociedades globais se encontram atreladas no político-econômico do paradigma capitalista financeiro. Assim, esse sistema ao não considerar os aspectos sócio-histórico-culturais dos sujeitos de cada espaço ao qual pertencem, acabam nessa nova ordem política por acentuar na educação os entraves e desafios, ao difundir a ideia da universalização da educação.Downloads
Publicado
2015-12-01
Edição
Seção
Artigos