INCLUSÃO ESCOLAR: LIMITES ENTRE O IDEAL E O REAL

Autores

  • Priscila Batista Sousa
  • Flávia Damacena Sousa Silva

Resumo

A ideia fundamental de inclusão é adaptar o sistema escolar às necessidades do aluno com deficiência, garantindo seu acesso e permanência no ensino regular. Entretanto, na maioria das vezes, tais alunos se deparam com uma realidade de falta de adaptação e de recursos necessários, além disso, o processo de inclusão enfrenta outras grandes barreiras. Objetivou-se com o presente trabalho ressaltar como ocorre o processo de inclusão escolar, buscando reflexões sobre que mudanças se fazem necessárias para a aceitação da diversidade. Como resultado pode ser observado que os principais problemas que levam a exclusão são, a não aceitação da diferença, professores se julgam incapazes, falta de salas de apoio, falta de materiais, entre outros. Conclui-se que se fazem necessárias mudanças em todos os âmbitos educacionais para que ocorra uma real inclusão escolar.

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Publicado

2015-05-06