LUDICIDADE: UMA PRÁTICA DE ENSINO, SENDO VIVÊNCIADA NAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Resumo
Desde a época da pré-história existem registros de brinquedos de crianças, assim certifica-se que o brincar ajuda o pensar, e a criança quando brinca ela emite uma aprendizagem da atividade aplicada, então porque não usar essa atitude basicamente natural em função da aprendizagem da matemática, estabelecendo uma distância entre a fantasia, o vulgar, como é visto o jogo por muitos. Trata-se de um tema também chamado de ludicidade, que vê no brincar uma saída para o ensino aprendizagem de matemática. Esta pesquisa procura investigar se ludicidade pode permitir que o sujeito realmente possa interagir melhor no ambiente escolar e na sala de aula e adquiri conceitos matemáticos a partir daquilo que há seu redor. Investiga também os motivos de alguns professores terem dificuldade em lidar com essa proposta de metodológica para o ensino da matemática. Assim, o objetivo é analisar valor real e significativo de materiais lúdicos na educação matemática e o papel do professor no uso destes recursos e apresentá-los como sugestão para que os professores possam experimentar e por ventura se deparar com surpresas boas perante essa prática. A respectiva pesquisa visa usar as experiências de estágio supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática da UEG Unidade de Iporá como objeto de pesquisa e tem embasamento teórico em (2001), Pimenta (2005), Mendes (2009) e Chateau (19870). E busca estabelecer um olhar marcante sobre métodos e estratégias que valorizem o que é produzido pelos alunos e estes compreendam o sentido da matemática concreta e contextualizada.Downloads
Publicado
2015-05-06
Edição
Seção
Artigos