LEITURA: UM DOS GRANDES DESAFIOS DO ENSINO
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre a importância da leitura e o grandedesafio que ela representa para o ensino, pois, apesar de a leitura ser um tema antigo naescola, os professores demostram uma grande resistência em relação ao desenvolvimento dohábito desta. De maneira geral a leitura é imposta e normalmente vem acompanhada porexercícios exaustivos, sabendo que para se desenvolver a habilidade de ler é crucial que asações sejam espontâneas, ou seja, a leitura deve ser caracterizada como uma atividade lúdica agerar prazer. Através de experiências adquiridas em estágio constatou-se que a leituraenquanto fonte de entretenimento é capaz de aguçar no aluno o gosto pela leitura, de forma queestas, quandoimpostas provocam nos alunos uma fobia por livros. Ainda por meio das vivênciasde estágio foi possível delimitar o grande desafio que a leitura representa para o ensino, essedesafio denomina-se a compartimentalização do ensino que consiste na individualização doprocesso educacional. Desta forma cada professor ministra suas aulas, sem levar em conta ainterdisciplinaridade e os alunos se tornam “compartimentos” incapazes de estabelecerconexões entre as disciplinas. O espaço para a leitura não deve estar restrito somente as aulasde Língua Portuguesa, pois, ela é de suma importância para o desenvolvimento das outrasdisciplinas, justamente por possibilitar a interpretação que vai além de palavras ou frases, porenvolver a leitura de mundo que os alunos trazem consigo e no caso da produção textual ainserção de vocábulos que depende exclusivamente da leitura.Downloads
Publicado
2015-05-06
Edição
Seção
Artigos