O ENSINO DE HISTÓRIA: E A INTEGRAÇÃO COM AS MÍDIAS E TECNOLOGIAS

Autores

  • Kaique Alves de Sousa

Resumo

Partindo das leituras de SANTOS (2009), LIBÂNEO (2010) e SILVA & FONSECA (2012), o presente artigo visa ressaltar a expectativa enquanto professor em formação, cursando o segundo ano de licenciatura em História pela Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Iporá preste ainserir no âmbito do Estágio Supervisionado, implicado por algumas questões moduladoras: qual o papel da tecnologia na educação? Quais os desafios atuais da História enquanto disciplina, considerando as mídias e tecnologias? O desafio de integrar as novas tecnologias ao processo educacional foi vencido? E quanto ao abismo digital? Acreditamos que, ao passar por esse período, surgem os questionamentos anteriores, essenciais para o entendimento da problematização do ensino de História e sua prática no século XXI. Partindo deste pressuposto, compete ao artigo, trazer algumas perspectivas de alguns estudiosos sobre a prática do ensino âmbito escola. Proporcionando uma reflexão das metodologias e a forma como a disciplina é trabalhada na interação com as Tecnologias da informação e comunicação (TIC), além da receptividade por parte dos alunos dos recursos digitais. Sendo que para muitos estudiosos o processo de inserção das tecnologias no meio escolar deve ser trabalhado, desmitificando muitos conceitos pressupostos. Principalmente o diálogo reflexivo para pensar nas tecnologias não como um substituto didático, mas como um recurso auxiliar didático.

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Publicado

2015-05-26