ATUAÇAO DO LICENCIANDO NA REALIDADE ESCOLAR: A PERSPECTIVA DO REGENTE NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Pollyana Cristina Duarte
  • Thalitta Fernandes de Carvalho Peres

Resumo

O Seguinte trabalho refere-se às atividades realizadas no Estágio Supervisionado, sendo no Ensino Fundamental e Médio, como requisito na graduação de licenciatura matemática no decorrer do 3º e 4º ano. O Estágio Supervisionado foi realizado no Ensino Fundamental e Médio nos anos de 2012 e 2013 em um Colégio Estadual da cidade de Iporá-GO. O foco do estudo durante o decorrer do estágio como pesquisa baseou na atuação do licenciando na realidade escolar no sentido de relatar como é a relação do estagiário na escola campo, na busca de vivenciar os detalhes da sala de aula, a fim de buscar novas metodologias no ensino da matemática. O tema de estudo foi escolhido devido estar ciente da importância do licenciando na realidade escolar, para a decisão de seguir a carreira docente ou não. Procurou-se abordar o ensino nas escolas, e como a linguagem do professor pode ser favorável ao relacionamento do professor-aluno propiciando um melhor ensino aprendizagem. E também observar como as metodologias adotadas podem obter resultados para uma aula não se tornar monótona levando aos alunos a participação e descobertas nos conteúdos a serem estudados. Buscando reforços no embasamento de D’Ambrósio (2001), Pimenta e Lima (2008), Piconez (1991) e outros, para vincular as teorias às práticas exercidas no ambiente escolar.

Downloads

Publicado

2015-05-26