INDISCIPLINA EM SALA DE AULA: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO

Autores

  • Leidiane Cristina Monteiro Silva
  • Marlúcia Marques

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a experiência obtida durante o estágio do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás – UnU de Iporá, realizado no Colégio Estadual Osório Raimundo de Lima, através do Projeto de Intervenção “Indisciplina na Sala de Aula: Um desafio para a educação”. Onde buscou-se fazer um levantamento bibliográfico sobre as causas da indisciplina em sala de aula, bem como as formas de minimizá-la e assim utilizar a Geografia, que trata-se de uma disciplinavoltada para o estudo do ambiente e das contradições econômicas e culturais da realidade, para abordar a indisciplina presenciada pelos estagiários durante suas aulas, e através da exibição do documentário “Pro Dia Nascer Feliz” levar os alunos a refletirem sobre suas atitudes e produzirem vídeos expondo os motivos que os levam a serem indisciplinados. A realização deste projeto se justifica pela necessidade de levantar alternativas que visem entender os motivos geradores da indisciplina, que vem sendo um desafio enfrentado por todo o colégio, e que foi um problema encontrado pelos estagiários, impedindo-os muitas vezes de executarem todo o seu planejamento e de ministrarem aulas com maior qualidade. Além disso, esta questão também tem sido foco de discussões durante os conselhos e reuniões pedagógicas. “Podemos dizer que há indisciplina na sala de aula sempre que alguém, professor ou aluno, tenha um comportamento que não se enquadre com as normas estabelecidas, tanto na comunidade escolar como na própria sociedade”(VIEIRA, CAMACHO E CAMACHO, 2010, p. 03).Neste contexto, não se pode afirmar que a indisciplina é algo que esteja associado simplesmente ao mau comportamento do aluno, pois existem outras variáveis que afetam esta questão, inclusive a própria postura do professor e dos demais profissionais da instituição escolar. Espera-se com este projeto promover pequenas mudanças nas atitudes dos alunos e professores e assim, através do estágio contribuir para a melhoria da educação na unidade de ensino. Através da realização deste projeto, pode-se perceber que os alunos pontuam os motivos que os levam a ter atitudes indisciplinares, e estão conscientes que precisam mudar esta postura, sendo necessário que os profissionais da educação se envolvam nesta questão e promovam ações que busquem modificar esta realidade, em prol da melhoria da educação.

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Publicado

2015-05-26