O COTIDIANO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EDUCAÇÃO E TRANSDICIPLINARIDADE

Autores

  • Deliana Ferreira Batista
  • Marlucia Marques

Resumo

O campo educacional tem passado por um período de provações com a necessidade de modificações e atualizações por parte dos profissionais da educação, que precisam dedicar-se ainda mais para conseguir chamar a atenção do aluno para o conteúdo, criando novas estratégias de ensino, visando a transdiciplinaridade para evidenciar a presença da geografia em seu cotidiano. Diante disso o presente trabalho tem como objetivo demonstrar a experiência do Estágio Supervisionado do 3° e 4° ano vivenciadas pelos alunos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás - UnU de Iporá , durante o período do Estágio Supervisionado, por meio das aulas ministradas na fase da regência e também no projeto de intervenção pedagógica “Recli-ação: uma maneira de preservar o meio ambiente” aplicado em salas de segundo ano do Ensino Médio, do Colégio Ariston Gomes da Silva, na cidade de Iporá/GO .Para isso foi feito um levantamento bibliográfico sobre a importância da transdiciplinaridade dos conteúdos geográficos em sala de aula, bem como novas estratégias metodológicas que despertem o interesse por parte dos alunos, com aulas expositivas que se relacionam com o cotidiano desses e a exposição dos resultados alcançados na execução do projeto realizado. As atividades atribuíram resultados relevantes, quando os alunos participaram de forma direta na construção dos produtos recicláveis como pufs, porta canetas, bolsas, criados a partir de materiais considerados lixo, dando novas formas e possibilitando atribuir valor econômico visando à conscientização sobre a preservação do meio ambiente. A escolha desta metodologia utilizada foi devido à necessidade de interação dos alunos com o conteúdo sobre preservação ambiental relacionando-os com o seu dia-a-dia, resultando na participação integral na proposta didática pedagógica com aulas práticas e visuais.

Downloads

Publicado

2015-05-26