O USO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS COMO SUPORTE DIDÁTICO PARA O ENSINO DOS CONCEITOS DE TEMPO ATMOSFÉRICO E CLIMA

Autores

  • Washington Silva Alves

Resumo

Destacar os elementos climáticos e diferenciá-los do tempo atmosférico é umadificuldade encontrada pelos alunos do ensino fundamental e médio, até mesmo de acadêmicosdos cursos de licenciatura em Geografia e pela maioria da população de nossa sociedade. Noentanto este trabalho tem por objetivo demonstrar a futuros professores de Geografia umaforma didática que contextualiza a teoria e a prática no ensino dos conceitos de clima e tempoatmosférico.Neste sentido foi desenvolvida uma atividade com os monitores do projeto deextensão intitulado"A climatologia vai à escola", do curso de Geografia da UniversidadeEstadual de Goiás - Unidade Iporá, a qual consiste na construção de equipamentosmeteorológicos utilizando materiais recicláveis. A atividade foi desenvolvida em três etapasonde a primeira consistiu na leitura de bibliografias relacionadas à temática e a segunda naconfecção de um pluviômetro utilizando garrafas pet e cano PVC e de uma biruta feita a partirde tecido TNT, arame e um pedaço de bambu usado para afixá-la. Também foi utilizado umtermômetro de mercúrio (encontrado em farmácia ou em lojas especializadas em artigoshospitalares) fixado em uma haste de madeira para coletar dados de temperatura do ar. Aterceira etapa consistiu na instalação dos equipamentos, dando origem a uma mini estaçãometeorológica. Ficou evidenciado que a construção de equipamentos meteorológicosartesanais se constitui uma ferramenta didática para o ensino dos conteúdos de climatologianas escolas.

Downloads

Publicado

2015-05-26