Adote um/a leitor/a
Resumo
Este trabalho apresenta o projeto de extensão “Adote um/a leitor/a” o qual põe em cena a importância da leitura, da interpretação e da produção de textos. Nesse a leitura é tematizada como uma prática social e cultural encarnada em gestos e, na sociedade letrada em que vivemos, saber ler e compreender o que se lê, é condição para uma efetiva participação social e apreendê-la em suas diferentes configurações é mais que necessário, é um direito. Sendo assim, não importa em qual etapa o/a aluno/a esteja, uma vez que cada série escolar traz consigo níveis de compreensão leitora que precisam ser vencidos, o que importa é desenvolver a prática da leitura com os/as alunos/as, especificamente, aqueles/as que apresentam limites relativos ao ato de ler. Visa-se com isso, possibilitar a eles/as uma melhor condição para superar estes limites e gradativamente desenvolver de forma exitosa tão importante prática, a qual se desenrola ao longo do processo de aprendizagem. Nesse sentido, a proposta é trabalhar junto a estudantes do ensino fundamental que tenham limites em relação à leitura para que ampliem sua competência leitora. Como desdobramento, a melhoria de seu desempenho escolar nas diferentes disciplinas curriculares, bem como a atuação desses leitores/as fora da escola. Para a efetivação da proposta, serão realizados encontros semanais em que os/as alunos/as envolvidos sejam assistidos por estudantes/monitores do curso de letras, os quais acompanharão cada leitor, “adotando-o/a” e apresentando-lhe gêneros textuais diversificados e que circulam em diferentes suportes, realizando atividades e estratégias que auxiliem este/a leitor/a a compreender/interpretar estes textos. Os fundamentos teóricos que subsidiam as discussões e ações do projeto partem de Abreu (2001), Chartier (2001), Lajolo; Zilberman (1998), Soares (2004), entre outros. A relevância do projeto em tela se evidencia no caráter altamente pedagógico, social e cultural nele contido, uma vez que desenvolver um acompanhamento sistemático junto a alunos/as que apresentam limites em ler é, sem dúvida, de grande relevância. Pois, é sabido o quanto os limites ou a baixa competência leitora dos/as estudantes podem gerar impactos no seu desenvolvimento, uma vez que saber ler e compreender o que se lê são práticas que permeiam todas as atividades que são realizadas dentro da escola, bem como fora dela também. Ressalta-se, ainda, que esta proposta dialoga diretamente com a comunidade escolar e extraescolar, uma vez que o projeto realizar-se-á dentro de escolas públicas municipais com desdobramentos para além delas, pois o que os/as estudantes aprendem não fica só dentro da escola, ao contrário, a atuação maior deles é na comunidade.