AS PROPORÇÕES ÁUREAS NA ARQUITETURA DE IPORÁ: POSSIBILIDADES E IMPORTÂNCIA PARA A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

Autores

  • Katherine Medeiros de Figueiredo
  • Claudimary Moreira Silva

Resumo

Como trabalho final de estágio supervisionado este artigo busca fazer uma reflexão sobre o trabalho do professor, os desafios encontrados no dia a dia e a sua função social. E tem o objetivo também de durante as aulas de regência fazer com que esses alunos enxerguem a importância e aplicabilidade dos conteúdos matemáticos em suas vidas, fazendo das aulas mais agradáveis, dando um significado aos estudos na visão dos alunos, já seria uma ótima opção. Este artigo discute a possibilidade do uso da proporção áurea na arquitetura regional como metodologia no ensino aprendizagem da matemática, mais especificamente da geometria e coloca em foco o uso das Proporções Áureas nas construções, considerando os aspectos históricos e a origem do número de ouro, também conhecido algebricamente por φ. Apresenta uma análise sobre como as conexões existentes entre o cotidiano dos alunos, as proporções áureas presente na geometria da arquitetura da cidade de Iporá e conteúdos matemáticos podem ser usadas em atividades diversificadas. E desta forma, busca contribuir no interesse e aprendizado dos alunos em conteúdos não só em relação aos conteúdos de matemática, mas viabilizando também o conhecimento cultural e artístico físico da cidade. E se justifica também, por propor alternativas para minimizar a dificuldade e resistência dos alunos no aprendizado de geometria e por seguinte, proporções, o que inclui conteúdos de fração e razão.

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