UMA REFLEXÃO SOBRE USO DOS JOGOS COMO FACILITADOR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, À PARTIR DO USO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO OBJETOS DE PESQUISA
Resumo
Ludicidade em educação matemática é um tema bastante atrativo, que envolve muitas pesquisas e busca de soluções para uma aprendizagem significativa da matemática. Trata-se de anexar jogos ou material manipulável nos planejamentos e nas aulas dos professores, que para isso devem utilizar habilidades metodológicas com bases teóricas e assim desenvolver um trabalho que prenda a atenção do aluno para que ele mesmo construa seus próprios conhecimentos tendo assim uma aprendizagem significativa. O tema se refere a toda uma linha de pensamento, que vê no brincar o espaço da criação cultural por excelência. Porém, grande parte dos professores tem dificuldades referentes ao como fazer isso de forma adequada, ensinando os conteúdos através de jogos ou materiais didáticos para concretizar esse conhecimento. A respectiva pesquisa teve embasamento teórico em Alves (2001), Pimenta (2005), Mendes (2009) e Chateau (19870), e usou as experiências de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática da UEG Unidade de Iporá como objeto de pesquisa visando estabelecer um olhar marcante sobre métodos e estratégias que valorizem o que é produzido pelos alunos e estes se sintam reconhecidos pelas suas produções.