Estudo de áreas: dos quadrados perfeitos aos produtos notáveis

Autores

  • João Pedro Alexandria Melo
  • Sávio Valdivino da Silva Araújo
  • Lorraine da Silva Santos
  • Thalitta Fernandes de Carvalho Peres

Resumo

O estágio supervisionado desempenha um papel fundamental no processo de formação dos futuros docentes dos cursos de licenciaturas. Por meio de uma colaboração estreita com escolas de ensino básico, os estagiários têm a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar e de se engajar em projetos que têm como objetivo promover a aprendizagem dos alunos. Nessa perspectiva, foi implementado o estágio supervisionado III do curso de Licenciatura em Matemática, no CEPI - Colégio Estadual de Período Integral de Aplicação, na turma do 9° B, no turno vespertino. Durante o primeiro semestre de 2024, com o intuito de proporcionar uma experiência que estimulasse o desenvolvimento profissional dos estagiários, foi realizado projeto com foco em melhorar o desempenho dos estudantes nas provas da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Dentre nove semanas, dispondo-se de duas aulas cada, foram abordados diversos temas, desde operações básicas aos produtos notáveis, utilizando o Algeplan. Os materiais lúdicos, como defende Lorenzato (2012), envolvem uma diversidade de elementos utilizados principalmente como suporte experimental para chegar em uma conclusão do conteúdo do processo de ensino aprendizagem. O objetivo do uso do material lúdico Algeplan era fazer com que os estudantes conseguissem visualizar, primeiramente, como uma expressão algébrica é estruturada, com termos positivos e negativos, seguidos do produto entre expressões, chegando assim nos produtos notáveis presentes nos quadrados perfeitos, sendo eles: produto da soma, produto da diferença e o produto da soma pela diferença. Ressalta-se que os materiais utilizados foram disponibilizados em parte pela universidade e também pela escola, sendo que a atividade foi desenvolvida na sala de aula com a turma dividida em grupos de cinco pessoas. A atividade proposta solicitou-se que os estudantes tentassem estruturar em suas mesas, com as peças do Algeplan, as expressões algébricas escritas no quadro. Posteriormente, deveriam montar um quadrado de modo que a expressão especificada fosse a medida de seu lado. Destaca-se que os estudantes estavam empolgados com o material em mão, e demonstraram entusiasmo chegando a tomarem como desafio entre grupos finalizar a montagem previamente. Por fim, com a mediação dos estagiários, foi construído os conceitos necessários para a aplicação dos produtos notáveis. A professora regente teceu elogios quanto às aulas ministradas, enquanto os estudantes evidenciaram a compreensão do conteúdo abordado, desenvolvendo assim um pouco mais das suas capacidades mentais e cognitivas.

 

Palavras-chave: Matemática; Ensino e aprendizagem; OBMEP; Estágio supervisionado.

Publicado

2024-10-30