Educação matemática crítica: uma tendência em educação matemática

Autores

  • Kézia Mariany de Lima Oliveira
  • Nathan Rodrigues Alves Bomfim
  • Núbia Cristina dos Santos Lemes

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar a tendência em educação matemática denominada de matemática crítica. Por meio dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Prática de Estágio e Laboratório de Ensino de Matemática III, disciplina ministrada na Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Iporá, de pesquisas realizadas em portais educacionais disponíveis na internet, observações feitas durante a realização da terceira etapa de Estágio Supervisionado em escola da Educação Básica, livros e artigos sobre o assunto, foram produzidos conhecimentos sobre a matemática crítica tendo como referência teórica principal o fundador dessa tendência, Ole Skovsmose. Os resultados da pesquisa indicam que, para o professor desenvolver uma educação matemática crítica nas escolas, é necessário que a sua formação universitária contemple a discussão sobre essa tendência. Ainda que os professores tenham uma formação continuada ao longo de sua carreira, observou-se uma reluta em modificar seus métodos e implementar novas abordagens de ensino. A educação escolar que contemple o ensino de matemática de forma crítica é importante para os alunos aprenderem matemática intencionando uma intervenção social. Nesse processo de relacionar os objetos de conhecimentos com a realidade procurando um modo de agir sobre ela, os alunos passam a fazer parte do processo de aprendizagem, abandonando o ensino bancário criticado por Paulo Freire que ainda predomina quando se trata do ensino de matemática. Sendo assim, os futuros professores devem conhecer e participar do processo de elaboração de aulas que explorem a tendência matemática crítica.

Palavras-chave: Matemática crítica; Estágio supervisionado; Futuros professores.

Publicado

2025-06-05