Entre o concreto e o digital: experiências com materiais manipuláveis e tecnologias digitais no ensino de matemática durante o estágio docente
Resumo
O ensino de matemática é visto por muitos como um desafio tanto para os educadores quanto para os estudantes, ele requer abordagens criativas que tornem o aprendizado mais significativo e acessível. Neste contexto, o uso de recursos concretos e digitais, quando inserido de forma crítica e planejada, favorece a construção de sentidos matemáticos e o desenvolvimento do pensamento lógico dos alunos. Este trabalho discute o papel dos materiais manipuláveis e das tecnologias digitais no ensino da Matemática, com base em experiências vivenciadas durante o estágio, tendo como objetivo explorar a utilização desses recursos pedagógicos na educação Matemática, destacando suas contribuições para a compreensão e aprendizado dos conceitos. Trata – se de uma pesquisa qualitativa por meio de fundamentação teórica, da observação e regência no período de estágio supervisionado, com embasamento teórico em Pimenta e Lima (2022), Sforni e Galuch (2006) e Lorenzato (2012). Os resultados dão indícios de que o uso intencional de materiais e tecnologias digitais contribui para a formação integral do estudante e para o desenvolvimento de uma proposta pedagógica coerente, crítica e humanizadora. Assim, o estágio docente torna-se um momento essencial para refletir sobre o papel dos recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem, constituindo-se como um espaço para vivenciar práticas inovadoras. A pesquisa permitiu concluir que é preciso assumir os desafios de um planejamento em que haja a participação ativa dos alunos, utilizando os materiais manipuláveis e as tecnologias digitais para potencializar o aprendizado.
Palavras-chave: Materiais Manipuláveis; Tecnologias Digitais; Ensino de Matemática.