A LUDICIDADE NO ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Autores

  • Claudimary Moreira Silva OLIVEIRA
  • Amarildo de Lima Oliveira JUNIOR

Resumo

A problemática que motivou esta pesquisa foi o fato da maioria dos alunos não gostar de matemática, e os motivos os levam a não quererem aprender matemática. Como transformar a aula de matemática em uma aula dinâmica e atraente para o aluno? Ensinar através do lúdico é produtivo? Porque muitos alunos não gostam de matemática? Diante de tantas perguntas o trabalho tem objetivo de discutir a realidade da matemática na escola e analisar o uso do lúdico como alternativa para tornar as aprendizagens dos alunos mais significativas. A pesquisa buscou embasamento teórico na obra A ludicidade e o ensino da matemática Alves (2001) por analisar o uso do lúdico no como meio de aprendizagem apresentando relatos de experiências vividas pela a autora. Buscou embasamento também em  Mendes (2009), na obra Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. A relevância do trabalho está no fato de procurar chamar a atenção das pessoas envolvidas no processo educacional para a urgência de um novo olhar para o ensino da matemática e incentivar a busca de iniciativas para melhorar ou solucionar os problemas que foram apresentados em relação ao ensino-aprendizagem de matemática. 

 

 

Downloads

Publicado

2015-03-19

Edição

Seção

Artigos