A (NOSSA) LÍNGUA INGLESA DE CADA DIA NOS DÊ HOJE
Resumo
Este trabalho, elaborado ao final da disciplina Inglês II, do curso de Letras – Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas Respectivas Literaturas, da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas, ministrada pela professora Luciana Paula Rosa, objetiva explanar, de forma geral, os conhecimentos a respeito do processo de aquisição da linguagem como forma de compreensão do ensino e aprendizagem da língua inglesa. Assunto relevante quando se trata de formação de professores, por oferecer sustentação teórica e mediar um saber-fazer em processo de construção, já que docentes e discentes não possuem o idioma inglês como língua materna, por conseguinte, não estão imersos natural e cotidianamente nas possibilidades práticas de comunicação oferecidas pela língua, como estão na língua portuguesa. Portanto, inteligir todo esse processo é de salutar importância para a constituição do saber-ser professor de línguas, i. e., chegar à compreensão de que durante o ensino e a prendizagem os alunos precisarão ser expostos à situações de fala diversas, que atinjam inteligências plurais. Destarte, o artigo traz em seu bojo uma breve explanação sobre língua e linguagem nos processos comunicativos, aborda, superficialmente, as teorias de aquisição da primeira língua e estratégias de aquisição do inglês como segunda língua, tais como, a mediação cultural. Traça, por sua vez, um recorte pelo viés da Linguística a fim de apontar o papel da Linguística Aplicada na sociedade quanto à aprendizagem da língua inglesa no âmbito da segunda língua, tendo por foco o uso real e dinâmico desta. O método de desenvolvimento do trabalho é de natureza qualitativa, e a modalidade de pesquisa bibliográfica, recaindo substancialmente sobre três artigos científicos, dos seguintes autores: Figueiredo (2002), Paiva (2007) e Paula (2012).