Ensino ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NOS ANOS INICIAIS NO DC-GO
Resumo
O presente trabalho relata o processo de inserção do ensino de língua inglesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Documento Curricular para Goiás (DC-GO). O referido documento foi construído partindo dos pressupostos teóricos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), observando a obrigatoriedade do ensino de língua inglesa somente nos anos finais do Ensino Fundamental. No entanto, sabe-se que instituições educacionais, privadas e públicas, de alguns municípios goianos inseriram esse idioma nos anos iniciais, uma vez que compreendem a importância de colocar a criança em situações de uso da língua inglesa e reconhecem as necessidades evidenciadas a partir dos fenômenos recentes da globalização cultural, econômica, política, as tendências de internacionalização do ensino superior, e avanço da pluriculturalidade e bilinguismo do cenário nacional e mundial. Desse modo, inseriu-se no DC-GO o ensino de inglês nos anos iniciais, seguindo uma proposta pedagógica que compreenda atividades lúdicas e brincadeiras baseadas na integração de conhecimentos, em que o aprendizado aconteça progressivamente por meio de interações discursivas com os professores e seus pares, respeitando as especificidades das crianças. Dessa forma, a aprendizagem de língua inglesa ocorre num processo de participação em atividades concretas que permitam a interação social, promovendo o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, visto que, segundo Vygotsky (1998), é por meio da linguagem que elas se apropriam de conhecimentos e os produzem. Além disso, ao iniciar o contato com a língua inglesa nos anos iniciais oportuniza-se às crianças o acesso a um mundo imaginário que estimule seus pensamentos criativos para encontrarem sentido nas estruturas comunicativas que utilizam enquanto aprendem. Seguindo essa perspectiva, a prática pedagógica do professor deve promover a construção de uma aprendizagem significativa, partindo de conhecimentos existentes, conceitos reais, conteúdos propostos através de histórias, cantigas, poemas, brincadeiras de roda, entre outros; e, principalmente, baseada em ações que despertem o interesse das crianças. Assim, o DC-GO compreende a relevância de promover situações de uso da língua inglesa desde criança, possibilitando-lhe ter contato com diferentes culturas.