O O ensino intercultural de Inglês:

de olho na BNCC e no DC-GO

Autores

  • Carlete FÁTIMA DA SILVA VICTOR SEDUC
  • Dllubia Santclair Matias

Resumo

Este estudo se propõe a discutir algumas mudanças significativas, com a criação de documentos importantes como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC - 2017) e o Documento Curricular para Goiás (DC-GO-2018), para o ensino e aprendizagem da língua inglesa no Ensino Fundamental. Tais documentos concentram suas perspectivas teóricas nos discursos multiculturais e democráticos para a progressão de uma educação integral voltada ao acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno de todos os alunos, respeitando suas especificidades e promovendo o confronto contra a discriminação e o preconceito. Uma análise bibliográfica e documental, no entendimento da pesquisa qualitativa, nos permitem compreender que uma proposta de ensino e aprendizagem de inglês como língua franca, cuja recomendação prevê novas formas de engajamento e participação na sociedade contemporânea, por meio do acesso a textos escritos, orais, multimodais e semióticos, oportuniza aos estudantes um aprendizado consciente e crítico para a formação de cidadãos ativos. Esse processo pode favorecer uma compreensão linguística voltada para as expressões interculturais e para a constatação da diversidade racial, cultural, socioeconômica, política e religiosa, as quais podem ser vivenciadas nas práticas sociais de linguagem. Desse modo, o foco da sala de aula deixa de ser a estrutura, ou o léxico da língua, e passa a ser a utilização de recursos linguísticos que possam permitir a construção de repertórios sobre diferentes temas de relevância social. Assim, podem contribuir com as teorizações dos novos letramentos, ou seja, dos multiletramentos, letramentos críticos, letramentos digitais e da multimodalidade, as quais são propostas educacionais integradas a outros componentes curriculares e que se voltam para os aspectos cognitivos, sociais e políticos presentes no trabalho realizado em ambientes digitais e para a análise e avaliação críticas dos conteúdos disponíveis. 

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Publicado

2019-12-26

Edição

Seção

ESTUDOS SOBRE LÍNGUA ESTRANGEIRA E INTERCULTURALIDADE