OFICINA FORMARTE DIGITAL
opção de formação inicial e continuada de professores
Resumo
Neste artigo apresentamos uma abordagem de formação inicial e continuada de professores mais potencializadora das atividades a serem desenvolvidas por esses atores em seus planejamentos e na aplicação das suas aulas no campo do letramento digital. A metodologia utilizada foi a oficina pedagógica que proporcionou uma troca mais efetiva, estimulante e desafiadora em proposta de formação de digital por meio da exploração desses recursos presentes no cotidiano, ou seja, de aplicativos em smartphones e sites, sendo eles utilizados como uma ferramenta de ensino e autoaprendizagem. A ideia de desenvolver uma oficina se deus a partir do desenvolvimento do site FormArte Digital, trabalho de conclusão do curso de Especialização em Arte-Educação Intermidiática Digital pela UFG em 2018. O trabalho foi desenvolvido em evento do curso de graduação em Pedagogia, na Universidade Estadual de Goiás, unidade Luziânia. O referencial teórico utilizado partiu dos estudos de Dudeney, Hockly e Pegrum (2016), Anderi e Toschi (2016), Knol; Brito e Boeno (2016), Cunha (2012) dentre outros autores que se preocupam com a inclusão tecnológica, a formação de professores e os letramentos digitais. Os resultados foram coletados e tabulados de forma digital e sendo analisados inicialmente com o público participante demonstrando de forma prática e interativa o letramento digital.
Palavras-chave: Letramentos digitais. Formação inicial e continuada. Oficina.