METODOLOGIAS METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA:

breve reflexão dos métodos ao pós método

Autores

  • Rizia Silva Freire Rocha UEG

Resumo

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir os métodos de ensino de línguas adotados no país, levando em consideração os fatores geopolíticos e seu prestígio no mundo culturalmente globalizado que nos levam a estudamos Língua Inglesa no Brasil. Traçamos uma relação dialógica da história dos métodos com a noção de cultura abordada em cada um com base em Larsen-Freeman (2000) e dialogando com outros autores, até chegarmos na era método pós método, com apontamentos sobre o ensino de Língua Inglesa frente à politica linguística do Brasil, onde as práticas de letramentos críticos se incorporam. . Os anseios pautam-se em apresentar a importância da diversidade de métodos e que vivemos na era pós método, onde o professor tem a oportunidade de hibridizar as metodologias de ensino de línguas e tendem a adotar um estilo eclético. Esta pesquisa possui caráter bibliográfico e abordagem qualitativa, em que o viés teórico da Linguística Aplicada (LA) e da Línguística Aplicada Critica (LAC) contribuem para o embasamento e a reflexão do ensino de Língua Inglesa no Brasil, sendo baseada em leituras de autores que abordam o ensino de línguas, tais como Larsen-Freeman (200), Paiva (2003) e Leffa (1999);  Oliveira (2014), Mattos; Valério (2018), dentre outros. Espera-se, com este trabalho, que estudantes e docentes da área de Língua Inglesa reflitam sobre suas posturas teórico-metodológicas e busquem uma prática que leve a formação crítica de cidadãos nessa sociedade contemporânea e multiletrada.

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Publicado

2019-12-26

Edição

Seção

ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS