PRATICAS DE LETRAMENTO NA FAMÍLIA DE DUAS CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

Autores

  • Idelma Divina Silva UEG Campus Cora Coralina

Resumo

Este artigo se insere no âmbito das discussões sobre os letramentos e tem como objetivo identificar as práticas de letramento vivenciadas por duas crianças com síndrome de Down no contexto familiar. O estudo se enquadra numa abordagem qualitativa. O recorte foi feito a partir de duas visitas à residência das crianças e interação com o grupo familiar, onde foram realizadas entrevistas, conversas, fotografias, observação das práticas de letramento. Espera-se que ao analisar o agente familiar de letramento consiga-se evidenciar hábitos e costumes necessários às crianças em aprendizagem. Para discutir os achados, reportou-se aos trabalhos de Street (2010), Kleiman (2002), Rojo (2009), Soares (2003), Marcuschi (1995), Schwartzman (2003). Os resultados apontaram para a importância de se refletir e divulgar mais informações sobre as possibilidades de letramento no ambiente familiar.  As famílias apresentaram pouco entendimento do papel fundamental que possuem no desenvolvimento do letramento das crianças ao demonstrarem desconhecimento dos letramentos que vivenciavam informalmente. Porém, mostraram-se disponíveis para o aprendizado de novos hábitos que auxiliem as crianças em desenvolvimento.

 

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Publicado

2019-12-26