COSSIGNIFICAÇÕES PARA A RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE
movimentos decoloniais nas vivências do estágio de inglês
Resumo
Este trabalho parte de inquietações em relação ao distanciamento entre escola e universidade, sobretudo no âmbito do estágio nos cursos de Formação de Professores/as de Línguas. Estudos recentes (BORELLI, 2018; MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2018; MATEUS, 2009, 2018; SILVESTRE, 2017; VEIGA; ROSA-DA-SILVA, 2018) têm mostrado que essa relação escola-universidade ainda é marcada por traços de colonialidade (QUIJANO, 2005). Existe uma relação hierárquica de poder, por vezes violenta, que determina que os saberes da universidade são marcadamente superiores àqueles advindos dos espaços escolares e, por isso, esses últimos têm sido desconsiderados. Este estudo tem por objetivo apresentar problematizações sobre essas relações hierarquizadas, discutindo possíveis cossignificações para as relações de parceria estabelecidas entre escola e universidade. A pesquisa se apoia nos estudos de Formação Crítica Docente (BORELLI, 2018; PESSOA, 2013, 2018; SILVESTRE, 2017, 2018) em diálogo com o pensamento decolonial (LANDER, 2005; MIGNOLO, 2001, 2004, 2018; QUIJANO, 2005; WALSH, 2007, 2018).