PERCEBER, COMPREENDER E POSSIBILITAR

(re)pensando a formação de professores de línguas para os multiletramentos

Autores

  • Cristiane Ribeiro Magalhães Câmpus Inhumas, Universidade Estadual de Goiás
  • Carla Conti de Freitas

Resumo

O cenário educacional atual é permeado de múltiplas linguagens e múltiplas culturas e nos leva a pensar a missão e a importância de um professor para lidar com essas novas questões, focado não apenas nas questões conteudistas, mas principalmente no desenvolvimento humano, considerando o contexto tecnológico. Para a constituição desta proposta, definiu-se como objeto de pesquisa a disciplina “Introdução aos estudos de letramento” do curso de Pós-graduação lato sensu em Lingua(gem), Cultura e Ensino e como participantes consideramos os professores de línguas desta turma. Nesse sentido, este artigo traz uma discussão sobre os multiletramentos na formação de professores e visa analisar a percepção dos professores de línguas, alunos dessa disciplina sobre as práticas de multiletramentos a partir das atividades desenvolvidas na mesma. Desse modo, é essencial que os alunos as vivenciem de fato e sejam capazes de perceber a importância de considerá-las em suas aulas, de conectar a este novo tempo e maximizar a janela do conhecimento. Com isso, espera-se que esse estudo nos possibilite compreender aspectos importantes a serem considerados no processo de formação de professores, em relação às práticas de letramento, advindos das experiências do professor em formação.

Biografia do Autor

  • Cristiane Ribeiro Magalhães, Câmpus Inhumas, Universidade Estadual de Goiás
    Graduação em Letras. Especialização Lato Sensu em Novas Tecnologias na Educação (ESAB). Especialização Lato Sensu em Docência no Ensino Superior (AVM - Wpós). Cursando especialização Lato Sensu em Lingua(gem), Cultura e Ensino.

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Publicado

2019-12-26