UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ERE A PARTIR DOS LETRAMENTOS DIGITAIS:

inseguranças, rupturas e expectativas

Autores

  • Ana Paula Domingos Baladeli UFJ

Resumo

A implementação do Ensino Remoto Emergencial – ERE no país, trouxe à tona questões fundamentais para a educação hodierna, dentre elas os letramentos digitais de estudantes e professores. Nesse cenário, os letramentos digitais representam um dos letramentos em debate, visto que dizem respeito às práticas de pesquisa, leitura e escrita no ciberespaço. Na diversidade e na amplitude dos conceitos de letramentos, destacamos os letramentos digitais como práticas sociais de leitura e de escrita que perpassam a compreensão dos textos em diferentes mídias, a interação assíncrona e síncrona, a pesquisa, a avaliação de conteúdos digitais ou disponíveis nas plataformas digitais, bem como questões relacionadas à ética na interação digital, privacidade no uso de dados e direitos de autoria (GILSTER, 1997; LANKSHEAR e KNOBEL, 2005; KALANTZIS e COPE, 2008). Este estudo apresenta e discute os resultados de experiência docente no ERE no contexto do Ensino Superior, com base na revisão de literatura sobre a cibercultura e as práticas de letramentos digitais. Nossa experiência docente no ERE evidenciou, que além da inclusão digital de estudantes e professores, a superação do paradigma tecnicista exige novas abordagens que incluam noções de direitos autorais, netiqueta, letramentos digitais, segurança na rede e a compreensão das características da interação, aspecto-chave nos processos de ensino e aprendizagem no contexto do ERE. Por fim, o referencial teórico nos subsidiou concluir que a transição de uma educação presencial para a educação mediada por tecnologias, exigem novas problematizações acerca de nosso repertório sobre as tecnologias na educação, as implicações de ordem metodológica e as bases conceituais subjacentes ao trabalho pedagógico no ERE.

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Publicado

2022-01-24