FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Uma possibilidade de ressignificação do modelo de estágio docente crítico/decolonial
Resumo
O presente artigo parte da observação da necessidade de uma reestruturação do modelo de ensino/aprendizagem utilizado nos momentos atuais. Conduzido por uma argumentação teórica este texto propõe apresentar uma possibilidade de reestruturação da aprendizagem na escola, bem como uma reestruturação do estágio docente ofertado pelos cursos de graduações. Tendo em vista a necessidade de produzir uma aprendizagem voltada para os subalternos e propiciar aguçarmos o olhar crítico dos estudantes, é apontado uma possibilidade de reestruturação tanto no processo de ensino/aprendizagem das escolas quanto, no processo de formação de professores críticos/decoloniais, principalmente no momento de estágio docente. Como objetivo geral pretendo apresentar uma possibilidade de reestruturação dos modelos de aulas tradicionais da atualidade. E ainda mais específico, este texto se fundamenta no pensamento crítico e decolonial para uma inserção acentuada desse modelo nas salas de aula. Complementando, principalmente, com a formação de professores nos estágios docentes, e a real necessidade de implementar melhorias no modelo de estágio. Para aprimorarmos a identidade docente dos professores em formação. Utilizando estudiosos da perspectiva crítica e decolonial para fundamentar teoricamente as palavras construídas e harmonizadas neste texto. Este pensamento veio a ser formado a partir das leituras de teóricos e estudiosos críticos e decoloniais contemporâneos. Ao ler o artigo, espero que possamos unir forças em busca de uma aprendizagem libertadora e agregadora para o conhecimento múltiplo entre todas e todos. Com os argumentos apresentados aqui, conclui-se que uma possibilidade de ensino crítico mais abrangente pode ser viável e, também, pode surtir resultados e efeitos com mais velocidade, pois a sociedade brasiliana necessita de uma readequação do contexto social de todos/as e para todos/as.