EDUCAÇÃO BILÍNGUE, CULTURA SURDA, DIVERSIDADE E DIFERENÇAS

um diálogo à interculturalidade

Autores

Resumo

O presente trabalho de pesquisa apresenta proposta de desenvolvimento de estudo acerca do tema da Educação Bilíngue e Interculturalidade em benefício do trabalho da, na e para diversidade (REIS, 2013), na perspectiva de verificar se e como o Bilinguismo tem contribuído para a inclusão das pessoas surdas perante inegável quebra de barreira linguística a qual proporciona inter-relações culturais. O objetivo geral da pesquisa será de compreender a relevância da Educação Bilíngue, contribuições da língua e linguagem, bem como discutir uma educação que se baseia na diversidade humana pautada na Interculturalidade no combate às barreiras comunicacionais enfrentadas pela comunidade surda em prol da inclusão ao promover desenvolvimento identitário e cultural. Para tanto, do ponto de vista metodológico, o estudo pretendido configura-se em uma pesquisa qualitativa bibliográfica. Sendo assim, fundamenta-se em autores que se ocupam dessa temática, tais como Mantoan (2003, 2006); Reis (2013); Gesser (2009); Candau (2008, 2019). Desse modo, torna-se possível afirmar e assegurar o direito à diferença, à diversidade e o encarar da heterogeneidade como fator de crucial relevância na formação do indivíduo como sujeito ativo e consciente da importância de protegermos o direito de ser do próximo. Sendo assim, as possibilidades representadas pela Libras, pelo desenvolvimento da Educação Bilíngue e o assegurar do direito à Interculturalidade lançam mão da constante luta pela superação de limites e barreiras preconceituosas, as quais inibem a dinamicidade do ser humano e de sua formação cultural, social e de sua identidade como sujeito. Espera-se, então, fomentar a reflexão e conscientização de todos os envolvidos na constituição do processo educacional em âmbito escolar, familiar e governamental para a necessidade de uma educação integral que valorize e acolha as diversidades de maneira inclusiva, alavancando o processo de desenvolvimento de pessoas com surdez.

Palavras-chave: Educação Bilíngue. Interculturalidade. Diversidade.

Biografia do Autor

  • ISADORA CRISTINNY VIEIRA DE MORAIS, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UEG-INHUMAS

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Inhumas. Docente da Educação Básica. Pós graduada em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Infantil pela Faculdade Dom Alberto. Mestranda em Cultura, Escola e Formação pela Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Inhumas. Bolsista pela Fudação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). E-mail: isacris2507@gmail.com.

  • MARLENE BARBOSA DE FREITAS REIS, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UEG-INHUMAS

    Pós-Doutora em Gestão da Informação e Conhecimento pela Universidade do Porto, Portugal. Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ. Pedagoga pela UFG. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IEL/UEG/Anápolis) e no curso de Pedagogia da UEG/Campus Inhumas. E-mail: marlenebfreis@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2022-01-25