LETRAMENTO CRÍTICO E FORMAÇÃO DOCENTE SOB A ÓTICA DE PAULO FREIRE NO ENSINO DE ESPANHOL

Autores

  • Maeli Fernandes Mota UNIC Universidade de Cuiabá
  • Rosemar Eurico Coenga UNIC

Resumo

Resumo: A fim de contribuir com as reflexões sobre letramento crítico no ensino de língua espanhola, o presente trabalho foi inspirado nos saberes constituídos ao longo de nossa experiência docente. Temos como objetivo principal revisitar teorias pautadas na interface entre formação de professores, letramento e letramento crítico. O arcabouço teórico encontra-se fundamentado em estudos de Paulo Freire (2019), Magda Soares (2003), Monte Mór (2013), entre outros. Com as inquietações propostas neste texto, temos a intenção, ainda que brevemente, de criar diálogos com professores de língua estrangeira sobre as diferentes perspectivas no tocante à formação de aprendizes críticos. Por isso, realizamos um trabalho de revisão bibliográfica sobre a noção de letramento crítico e formação docente. Neste momento histórico de autoritarismo, é necessário discutir a importância da reflexão crítica não apenas como instrumento de ação e de pensamento de forma ativa e democrática, mas também como meio de reivindicação dos direitos básicos de sobrevivência. Este pensamento está relacionado à concepção libertadora de Paulo Freire. As considerações freireanas guardam aproximações com o letramento crítico à luz do atual debate dos letramentos. O letramento crítico compreende um exercício de questionamento das práticas discursivas em sua relação entre cultura, poder e dominação com vista à justiça social, igualdade, emancipação e empoderamento. Os resultados nos permitem refletir sobre a importância de uma formação profissional de ensino de língua estrangeira que contemple a emancipação crítica de professores e alunos em tempos de ruptura democrática. Na mesma direção, enfatizamos a importância das contribuições de Paulo Freire quanto à pertinência de uma prática educativa baseada na liberdade, no diálogo e na conscientização.

Biografia do Autor

  • Maeli Fernandes Mota, UNIC Universidade de Cuiabá

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (PPGEN UNIC). Possui graduação em Letras - Espanhol pela Universidade de Cuiabá (1999). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente no seguinte tema: ensino; leitura e literatura.

  • Rosemar Eurico Coenga, UNIC

    Possui graduação em Letras - Espanhol pela Universidade de Cuiabá (1999). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente no seguinte tema: ensino;leitura e literaura.

Downloads

Publicado

2022-01-09