ASPECTOS COLONIAIS NA HQ ARCHIE PRESENTE NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar como as ideologias colonizadoras, ainda tão internalizadas nos discursos, aparecem dissimuladas como verdades na história em quadrinho (HQ) “Archie #597” (Archie Comic Publications, Inc. 2009. p. 1-2), presente no livro didático de língua inglesa do 7º ano do Ensino Fundamental II, da coleção didática It Fits (2015). Essa é uma obra coletiva organizada e produzida por Edições SM e editada por Ana Luiza Couto (2015). A coleção está inscrita no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do triênio 2017-2019 e foi distribuída em escolas públicas estaduais do Estado de Goiás. Sabemos que os quadrinhos estão presentes em grande parte dos livros didáticos de línguas e que, geralmente, eles são usados como forma de entretenimento e, com menos frequência, para iniciar debates e/ou atividades. Assim, tendo como aporte teórico a Linguística Aplicada Crítica embasada, principalmente, pelos estudos de Luiz Paulo da Moita Lopes (2006) e João Colares da Mota Neto (2018) analisamos aspectos coloniais na HQ “Archie#597”. Para fundamentar a discussão quanto à relação HQs e ensino utilizamos os trabalhos de Waldomiro Vergueiro (2018) e temos como método de análise o dispositivo da Análise do Discurso conforme a pesquisadora Maria do Rosário Gregolin (2011). Nesse sentido, nos atentamos para o reforço de uma estética, majoritariamente, branca e elitista presente no Livro didático. Partindo desses vieses, entendemos que os padrões colonizadores que regem determinado ideal social estão presentes na HQ de Archie #597 (2009). Há, portanto, uma ênfase em padrões neoliberais e culturas distantes das camadas sociais que frequentam as escolas públicas goianas.