A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA INDÍGENAS DA ETNIA XAVANTE

Autores

  • VANDER SIMAO MENEZES Universidade Estadual de Goiás - Campus Cora Coralina (Goiás/GO)

Resumo

A presente pesquisa foi desenvolvida como requisito para aprovação na disciplina de “Formação de professores/as e didática de línguas”. O tema a ser abordado, aqui, é a formação de professores e o atendimento às necessidades de indígenas da etnia Xavante que deixam as aldeias em busca de formação nas escolas da cidade de Barra do Garças-MT. Verifica-se que o curso de Letras, da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, não oferece uma formação que contemple essas necessidades específicas. É evidente, porém, que o problema não está no curso em si, ou na Universidade, e, sim, na falta de vontade do poder público que negligência os povos indígenas. A educação que tem como público os povo indígenas foi pautada, na maior parte da história do Brasil, pela ideia de subjugar as diferenças culturais e impor a “civilização”. Todavia, com os movimentos sociais iniciados na década de 1970 e com a Carta Magna, de 1988, garantiram-se os direitos indígenas. Todavia, para além do indígena que precisa entender a língua falada no ambiente escolar urbano – para interagir com seus pares e avançar nos estudos – é necessário que os professores tenham algum tipo de preparo para receber estes estudantes em sala de aula para que não se perca a razão de ser deste tipo de experiência vivenciada pelos indígenas.

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Publicado

2021-12-30