PROPOSTA DO USO DE CHUNKS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS

uso do gênero textual canção na aprendizagem de uma língua adicional

Autores

  • Priscila Ferreira de Alécio Universidade do Estado de Mato Grosso image/svg+xml

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de expor uma proposta para uma sequência de atividades com o uso do gênero textual “canção” no ensino de língua inglesa. A proposta foi aplicada em uma escola pública situada ao norte do Estado de Mato Grosso, para o 8º ano do ensino fundamental, no entanto, com esse desenvolvimento, propõe-se agora algumas adequações, que podem ser realizadas em uma experiência futura. A sequência realizada foi através da canção Shake it off, com o intuito de tradução e compreensão do vocabulário. Nessa nova proposta, o professor pode utilizar os Chunks, ou seja, a compreensão de unidades lexicais presentes na canção, que favorecem o aprendizado, baseada na abordagem lexical. Assim, a proposta agora é utilizar a canção para compreender e entender alguns chunks, que são encontrados na canção e podem contribuir para a aprendizagem de língua inglesa. A proposta aplicada antes da reformulação, demonstrou que utilizar a tradução de “palavras soltas” pode não ser um método eficaz de ensino de línguas, principalmente nas canções. Para esse trabalho foram utilizados os pressupostos de Luckesi (2014), Rojo (2013), Schon (1997), Tonelli (2014), Vidal (2009), dentre outros. Dessa forma, pretende-se expor os resultados da sequência de atividades realizadas no 8º ano, bem como a nova proposta, que foi reformulada, a partir dos resultados obtidos. No que se refere a primeira proposta, pôde-se observar que os discentes envolveram-se nas traduções, mas alguns ficaram com certa relutância, por isso a necessidade de reformulação. Assim, a partir de algumas pesquisas, houve a necessidade de propor uma nova metodologia para o ensino de língua inglesa, voltada para o público infantil.

Downloads

Publicado

2022-01-12