Os Multiletramentos em textos do livro didático de Língua Portuguesa
Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir acerca dos multiletramentos em textos selecionados de um livro didático de língua portuguesa (LDP) do ensino fundamental anos finais, aprovado no PNLD (2020) e de como os multiletramentos são promovidos nesses textos, observando os aspectos multiculturais e multimodais. É relevante considerar o papel da escola para a promoção de práticas de letramento, bem como do livro didático como um dos materiais mais recorrentes em sala de aula. A discussão baseia-se nos estudos sobre multiletramentos (ROJO, 2012, 2015; KALANTZIS; COPE, 2015; DUBOC, 2015), entre outros. O conceito de multiletramentos está ligado às práticas sociais em que estão inseridas as diversas culturas e suas diferenças, bem como à diversidade linguística existente na sociedade e que engloba as múltiplas semioses. A metodologia de análise é de abordagem qualitativa interpretativa, cujos procedimentos metodológicos trazem características da pesquisa bibliográfica e da análise documental. As análises demonstram que os textos analisados apresentam aspectos de multimodalidade e multiculturalidade, mas que ao serem trabalhados com olhar atento e direcionado pelo professor em sala de aula podem levar os alunos à obtenção de maiores conhecimentos sobre os diversos saberes, promovendo um letramento crítico.
Palavras-chave: Livro didático. Língua Portuguesa. Multiletramentos.