A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA PELO VIÉS DO LETRAMENTO CRÍTICO
Resumo
No ano de 2020, devido a pandemia da COVID 19 e, consequentemente, a necessidade de um ensino remoto, fez-se imperativo repensarmos as ações pedagógicas numa perspectiva crítica. Assim, este trabalho objetiva investigar de que modo os roteiros de estudo de uma escola de Educação Básica da cidade de Goiás, a Letras de Alfenim, refletem uma prática de Letramento Crítico e exigem um olhar atento para a formação de professores. A escolha do tema se deu por observarmos o desafio dos professores em adequar suas práticas pedagógicas ao ensino remoto e ao mesmo tempo continuarem ensinando por viés crítico. Para atingir o objetivo, analisamos qualitativamente um roteiro de atividades do Pré Maternal e Maternal e, por meio de um questionário, a opinião dos professores sobre a proposta de ensino. Como base teórica foi usado o Letramento Crítico (MONTE MOR, 2013; 2015, SOUZA, 2011, MACIEL, 2014, FERRAZ, 2018) que permitiu analisar e ressignificar o fazer pedagógico que atendesse às necessidades do discente, compreendendo que o conhecimento deve ser tratado de maneira dialética, cultural e social. Uma hipótese para o desenvolvimento deste trabalho reside no fato de os professores terem encontrado problemas para continuar trabalhando na perspectiva do letramento crítico, sobretudo, devido à dificuldade em usar as ferramentas tecnológicas emergentes. Verificamos que os professores conseguiram encarar os reveses impostos pelo ensino remoto e continuar oferecendo um ensino de excelência, pensando no desenvolvimento de todas as potencialidades do ser humano. Isso, ao utilizar, nos roteiros de atividades, uma variedade de linguagem e reconhecer que elas representam uma diversidade cultural que deve ser valorizada e vista como oportunidade de enfrentamento às violências que afligem o nosso país neste contexto de pandemia.