PANDEMIA E REORGANIZAÇÃO ESCOLAR:

Letramento Digital e o Uso de Ferramentas Digitais no Ensino Remoto em uma Cidade do Interior de Goiás-GO

Autores

  • Ludimilla Dadiane Cardoso de Jesus UEG, Universidade Estadual de Goiás
  • Guido Oliveira Carvalho

Resumo

A busca de um ensino contextualizado capaz de abranger as necessidades comunicativas dos alunos e os preparar para a vida em sociedade vem sendo desenvolvido desde a criação dos PCNs, assim como a valorização do uso das tecnologias em sala de aula. Contudo, nem sempre a escola sabe lidar com os recursos digitais. A pandemia obrigou o ensino, antes arraigado em moldes tradicionais presenciais, a migrar para que não houvesse prejuízo à aprendizagem. O Decreto Estadual nº 9.653, de 19 de abril de 2020, instaura o regime de aulas remotas no estado de Goiás e as escolas tiveram de procurar caminhos para manter aulas online de forma acelerada. A plataforma escolhida foi o Google Sala de Aula, mas não houve qualquer formação da equipe pedagógica ou dos alunos para usarem o software. Com base nos questionamentos de professores e alunos da instituição surge o objeto deste artigo: pesquisar as influências da ferramenta no processo de letramento digital dos alunos. Os resultados da pesquisa indicam dificuldades de alunos e professores em participar das atividades online, sendo necessário a produção de tutoriais para auxiliar os alunos e, consequentemente, contribuir com o letramento digital deles. Para fundamentar a pesquisa, buscamos referencial teórico em Lima (2016), Piva Jr. (2013), Ribeiro (2018), Coscarelli e Ribeiro (2017), além de estudos anteriores sobre o uso da plataforma Google Sala de Aula: Silva (2004) e Vinha (2017).

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Publicado

2021-12-30